Conheça um pouco mais sobre as principais pragas urbanas

Segundo a Wikipédia, "pragas urbanas são espécies de insetos ou animais que infestam os campos e cidades provocando danos à nossa saúde. E podem picar, morder, danificar alimentos e objetos e ainda transmitir doenças ao homem."


As cidades fornecem meios de sobrevivência ideais para as pragas que migram para esse locais em busca de alimentação, proteção e abrigo. O próprio homem é responsável pela criação desses ambientes, a partir do momento que mantêm esses locais sujos, com alimentos mal acondicionados e quando fazem o descarte de lixo e entulho em locais inadequados.

Diversos tipos de pragas infestam o ambiente urbano, mas as principais espécies encontradas são as moscas, formigas, baratas e ratos. As baratas possuem um agravante sério, pois, além de transitarem por locais insalubres como os esgotos, também atraem escorpiões, cuja picada pode ser fatal para o ser humano, principalmente crianças menores de 5 anos e idosos.

As formigas, com seu tamanho minúsculo, na maioria dos casos, muitas vezes passam despercebidas, mas são potencialmente perigosas principalmente dentro de hospitais, pois, carregam bactérias de uma ambiente para o outro, sendo um vetor para a transmissão de infecções hospitalares.

As moscas são transportadoras de agentes patogênicos, os quais podem ser carregados aderido à superfície do corpo (patas, tromba, cerdas) ou dentro do tubo digestivo do inseto. Neste último caso, o patógeno é transmitido pela saliva contaminada que as moscas depositam sobre o alimento quando regurgitam.

Por fim os ratos, que além de causarem danos materiais, por necessitarem de estar sempre roendo para controlar o crescimento de seus dentes, também são considerados pragas devido ao seu papel direto ou indireto na transmissão de doenças ao homem, como a leptospirose, peste bubônica, tifo, hantavirus, entre outras doenças.

Ao perceber a presença de qualquer espécie é importante acionar uma equipe especializada em controlar pragas  para que se desloque até o local, e caso confirmada a infestação,realize o controle ou a erradicação de tais espécies.

 

Procurando por uma empresa de dedetização com mais de 19 anos de mercado que atenda as suas expectativas? Entre em contato conosco agora mesmo e solicite uma visita técnica!


Mais Notícias

Conheça o perigo dos escorpiões no ambiente urbano

Os escorpiões são aracnídeos que podem representar um problema em áreas urbanas devido à sua capacidade de adaptação a diferentes ambientes e à busca por abrigo e alimento...

Quais as principais formas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti?

    A prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, é crucial para evitar a propagação da doença. Aqui estão algumas dicas para evitar a prolif...

A dedetização consciente e a responsabilidade das empresas

A dedetização consciente refere-se a abordagens e práticas de controle de pragas que são realizadas de maneira responsável, minimizando os impactos ambientais e &a...