Moscas: um perigo maior do que se imaginava

As moscas são insetos indesejados nos mais variados ambientes, principalmente em recintos onde são exigidos rígidos padrões de higiene como cozinhas de restaurantes ou mesmo em ambiente hospitalar. Além disso, representam um grave risco à saúde humana por ser um inseto com grande potencial de contaminação e transmissão de doenças.

 

Pesquisa divulgada pela respeitada revista New Scientist revelou que moscas encontradas em fazendas tem elevados níveis de bactérias que são resistentes aos antibióticos usados em pacientes em tratamento de infecções graves. Assim, os cientistas acreditam que os genes de resistência a antibióticos tenham sido transmitidos aos humanos por meio destas moscas.

 

Estudo de longo prazo realizado na China pesquisou a ação das superbactérias e constatou um grande número de pessoas infectadas com micróbios resistentes a diversos tipos de antibióticos. Em um percentual das amostras de mais de 17 mil pessoas do País foram encontrados pacientes com resistência à colistina, um tipo de antibióticos. O que impressionou os pesquisadores foi a constatação que os genes que propiciam a resistência às bactérias são transmitidos por moscas.

 

Como se observa, são inúmeros os riscos trazidos pela presença das moscas. São insetos que de uma forma silenciosa estão interferindo na propagação de doenças graves e muitas vezes de difícil tratamento, como é o caso das infecções causadas pelas superbactérias. Medidas simples, como o manuseio adequado do lixo pode colaborar para que não aumente a população de moscas em um ambiente.

 

Estes insetos são considerados pragas de alta capacidade reprodutiva e são facilmente encontrados nas zonas rurais e urbanas. Em caso de proliferação é recomendado um acompanhamento especializado, já que o controle dessas pragas exige um conhecimento técnico para que seja feito de forma eficaz. Como não é possível medir quais são os danos diretos à saúde possíveis vinculados à ação das moscas, o combate eficiente à esta praga se faz necessário.


Mais Notícias

Conheça o perigo dos escorpiões no ambiente urbano

Os escorpiões são aracnídeos que podem representar um problema em áreas urbanas devido à sua capacidade de adaptação a diferentes ambientes e à busca por abrigo e alimento...

Quais as principais formas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti?

    A prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, é crucial para evitar a propagação da doença. Aqui estão algumas dicas para evitar a prolif...

A dedetização consciente e a responsabilidade das empresas

A dedetização consciente refere-se a abordagens e práticas de controle de pragas que são realizadas de maneira responsável, minimizando os impactos ambientais e &a...