Entenda o que são as pragas urbanas

As pragas são espécies, principalmente animais, que prejudicam a propriedade humana, provocam doenças e pertubam os ecossistemas. Geralmente o desequilíbrio ecológico está ligado diretamente ao surgimento de pragas, visto que em um ambiente equilibrado as espécies animais ou vegetais conseguem coexistir. As pragas podem provocar a destruição de plantações, extinção de espécies e epidemias de doenças infecciosas ou parasitárias.

Para o homem as pragas provocam prejuízos imensos, sejam no ambiente urbano ou rural, principalmente na agricultura. Só no Brasil elas causam perdas de até 55 bilhões anualmente segundo relatório publicado no livro "Defesa Vegetal - Fundamentos, Ferramentas, Políticas e Perspectivas".

Nas cidades temos as chamadas Pragas Urbanas que são insetos e/ou pequenos animais que se proliferam sem controle nesse ambiente e que oferecem risco à saúde humana. As  mais conhecidas no ambiente urbano são as baratas, formigas, ratos, pombos, moscas, escorpiões, pernilongos, morcegos, caramujos, mosquito da dengue, entre outros. Estes se adequam na lista de animais sinantrópicos, ou seja, animais que habitam locais próximos ao homem e se adaptam a viver junto deste.

Dentre as características mais marcantes desses pequenos animais estão o seu alto índice de resistência e a adaptação sobre os mais diversos meios. Por isso, o ambiente urbano torna-se o principal habitat para essas espécies. Os três fatores básicos que levam a qualquer praga urbana a invadir uma residência são: alimento, água e locais para construção de ninhos. Apesar de seu extermínio ser bastante difícil, existem algumas ações simples que ajudam a diminuir a sua incidência e/ou sobrevivência. A limpeza dos ambientes (por exemplo, restos de alimento derrubados no chão), e a remoção de entulhos deve ser feita de maneira constante. Além disso, a eliminação das cavidades, que poderiam servir como ninhos, e a sua correta vedação podem diminuir a quantidade de pragas.  

Empresas de combate a pragas urbanas como a Desprag são grandes aliadas para um extermínio mais efetivo, pois, diferentes pragas podem atingir a residência ou comércio de forma simultânea e só especialistas serão capazes de analisar o problema e avaliar a melhor forma de combate, com o uso de produtos especificos e mais eficazes, na dose recomendada e utilizando equipamentos adequados. Além de oferecerem garantia dos serviços, certificando a eliminação completa das pragas e dando orientações para que estas não voltem a incomodar por muito tempo.

 

Procurando por uma empresa de dedetização que atenda as suas expectativas? Entre em contato conosco agora mesmo e solicite uma visita técnica!

 


Mais Notícias

Além do Aedes aegypti, existe outro mosquito que transmite a dengue?

Quando se fala em dengue, logo se pensa no mosquito Aedes aegypit, o principal transmissor da dengue. Mas sabia que além do Aedes aegypti, existe um outro mosquito que também é vetor da doença? Ele &...

Os perigos das aranhas peçonhentas no ambiente urbano

As aranhas venenosas no ambiente urbano representam um risco potencial para a saúde humana, especialmente se forem aranhas peçonhentas, que possuem veneno capaz de causar danos significativos.

Aranhas pe...

Conheça o perigo dos escorpiões no ambiente urbano

Os escorpiões são aracnídeos que podem representar um problema em áreas urbanas devido à sua capacidade de adaptação a diferentes ambientes e à busca por abrigo e alimento...