O desequilíbrio ecológico e o aparecimento de pragas

A cadeia alimentar certamente existe na natureza por algum motivo e por vários motivos ela deve ser respeitada. Todos os seres vivos dependem direta ou indiretamente de outros para a sua sobrevivência e a cadeia alimentar garante que esta interdependência aconteça de forma equilibrada. Assim, as plantas vão se tornar alimentos para animais e estes, em determinado momento, também poderão suprir a fome de outros animais ou mesmo das bactérias.

Em qualquer ecossistema, quando está em harmonia, a cadeia alimentar provoca um equilíbrio ecológico. E considerando que o planeta existisse sem a presença humana, certamente vários ecossistemas poderiam ainda estar em perfeito equilíbrio de tal forma que algumas espécies não se tornassem verdadeiras pragas. Cada ser vivo de alguma forma colabora para um “bom andamento” das relações entre as espécies.

Para exemplificar isso podemos avaliar qual seria a real necessidade da barata no meio ambiente. Ela, assim como vários outros insetos, são de indesejados no ambiente urbano, nas casas, em escritórios ou demais recintos onde há a presença humana. Porém, analisando a sua função na natureza, o inseto se alimenta de restos de comida, animais mortos e até mesmo excrementos ou vegetais já em fase de decomposição. Estes atributos são vitais para a vida das plantas nativas de um ecossistema e para a sua perpetuação.

Pensando por esta perspectiva, conclui-se que o problema não está diretamente na existência das baratas. Ou de outras pragas urbanas como ratos e moscas. Está sim no aumento das populações destes insetos no ambiente urbano de tal forma que se torna fora do controle. Nas cidades vários insetos não tem seu predador natural em número compatível para que exista um controle natural da população. Em uma floresta, por exemplo, onde há um equilíbrio ecológico, dificilmente se encontrará uma superpopulação de insetos ou outros animais.

De fato, as pragas urbanas são inúmeras e podem afetar a saúde e o bem estar das pessoas. A barata é um exemplo que pode ser levado para outras espécies de insetos ou animais. A relação do homem com a natureza, desde os primórdios da humanidade, quase sempre gerou desiquilíbrio ecológico. Por tal motivo, a luta para eliminar as infestações de insetos ou determinadas pragas, sobretudo no ambiente urbano, deve fazer parte da vida das pessoas por muito tempo ainda. 


Mais Notícias

Conheça o perigo dos escorpiões no ambiente urbano

Os escorpiões são aracnídeos que podem representar um problema em áreas urbanas devido à sua capacidade de adaptação a diferentes ambientes e à busca por abrigo e alimento...

Quais as principais formas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti?

    A prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, é crucial para evitar a propagação da doença. Aqui estão algumas dicas para evitar a prolif...

A dedetização consciente e a responsabilidade das empresas

A dedetização consciente refere-se a abordagens e práticas de controle de pragas que são realizadas de maneira responsável, minimizando os impactos ambientais e &a...