Cuidados básicos que ajudam a prevenir insetos e pragas

Medidas simples são muito eficazes na prevenção das pragas e podem evitar transtornos maiores.

 

Renato Rodrigues/ Desprag Dedetizadora e Desentupidora

 

O aparecimento das pragas e a proliferação dos insetos estão diretamente relacionados com a falta de alguns cuidados básicos que muitas pessoas não tomam ou acreditam que eles não são tão importantes. Restos de alimentos deixados dentro da casa depois das refeições e o lixo, mesmo que em pequenas quantidades esquecido no quintal, colaboram e muito para que apareçam ratos, baratas e outros insetos indesejados.

Muitas casas ainda não contam com a rede de esgoto e utilizam fossas sépticas. Com o tempo há uma acumulação do efluente oriundo dos sanitários e pias e o mais indicado nestes casos é fazer a limpeza periódica. Empresas da área, com qualificação e certificação dos órgãos competentes, realizam este trabalho de forma eficiente e garantem a destinação correta do volume acumulado nas fossas. Isso evita o transbordamento que faz parte do conjunto de ações preventivas que auxiliam no controle de insetos e pragas. Mesmo em regiões onde as residências já dispõem de rede de esgoto é sempre recomendável manter bem fechadas as caixas de inspeção, para evitar a entrada de baratas ou ratos.

A manutenção da caixa de gordura também está entre os cuidados básicos necessários para um ambiente livre de insetos e pragas. Como elas servem para reter a gordura da pia da cozinha para que não seja despejada diretamente na rede de esgoto, sua limpeza é fundamental para que não aconteçam entupimentos. Por isso, orienta-se fazer uma manutenção preventiva a cada seis meses na caixa de gordura. Várias empresas especializadas oferecem o serviço de desentupimento e podem ser um saída para casos de entupimento.

Além dos cuidados com os alimentos consumidos, o armazenamento da comida também deve ser tratado com bastante atenção. Deve-se observar se as embalagens estão devidamente fechadas e acondicionadas em locais fechados. Vários alimentos, quando armazenados de forma incorreta, são iscas para que alguns animais ou insetos se alimentem e tenham condições de se proliferar naquele ambiente. Principalmente baratas e ratos que tem hábitos noturnos.

Existem ainda situações em que o aumento das pragas e insetos fugiu do controle. Para casos assim recomenda-se a dedetização, que pode ser feita também de forma preventiva em períodos que sejam adequados para cada ambiente. Profissionais capacitados para este serviço são encontrados em empresas da área de dedetização e desentupimento e podem orientar quais são as medidas mais adequadas para cada tipo de proliferação, proporcionando assim um combate efetivo e um controle de insetos e pragas seguro.

 

Procurando por uma empresa de dedetização que atenda as suas expectativas? Entre em contato conosco agora mesmo e solicite uma visita técnica!


Mais Notícias

Além do Aedes aegypti, existe outro mosquito que transmite a dengue?

Quando se fala em dengue, logo se pensa no mosquito Aedes aegypit, o principal transmissor da dengue. Mas sabia que além do Aedes aegypti, existe um outro mosquito que também é vetor da doença? Ele &...

Os perigos das aranhas peçonhentas no ambiente urbano

As aranhas venenosas no ambiente urbano representam um risco potencial para a saúde humana, especialmente se forem aranhas peçonhentas, que possuem veneno capaz de causar danos significativos.

Aranhas pe...

Conheça o perigo dos escorpiões no ambiente urbano

Os escorpiões são aracnídeos que podem representar um problema em áreas urbanas devido à sua capacidade de adaptação a diferentes ambientes e à busca por abrigo e alimento...