Conheça os riscos de se combater pragas por conta própria

Quando insetos, roedores ou outros tipos de pragas começam a invadir nossa casa e a causar transtornos, a nossa reação mais comum é ir até o supermercado ou casa agropecuária mais próxima e fazer aquisição de algum produto que faça o combate dessas pragas, a chamada “dedetização caseira”. Com tantas opções disponíveis sempre temos a impressão de estarmos agindo corretamente, afinal de contas aquele produto que está lá não vai nos fazer mal, correto? Errado.

O combate aos insetos quase sempre é feito por meio da utilização de produtos químicos, como os inseticidas e outros compostos. Muitas pessoas desconhecem o fato de que, se mal utilizados, estes componentes podem trazer riscos à saúde humana e também dos animais.

Ao manusear produtos químicos sem os devidos cuidados o primeiro perigo que se observa é em relação à pele. Existem produtos que podem causar inicialmente alguma alergia, ao entrar em contato com a pele, porém há casos em que uma simples alergia se transformou em uma reação alérgica maior resultando em danos maiores à saúde. Assim, é sempre recomendável a utilização de inseticidas contra pragas urbanas com acompanhamento profissional para a sua própria segurança.

Grande parte dos inseticidas vendidos em supermercados contém a indicação de não causar reações em seres humanos. Mesmo assim, é preciso ter cautela. Ao utilizar este tipo de produto deve-se seguir todas as recomendações em relação às quantidades e aos locais a serem aplicados. Outro cuidado é em relação aos animais domésticos e às crianças que, por serem mais vulneráveis, podem ingerir acidentalmente ou mesmo inalar o químico dependendo da forma de aplicação, o que pode representar riscos para a saúde desses indivíduos.

Em um grau mais grave de transtorno causado pela dedetização caseira está a intoxicação. Os sintomas mais comuns deste tipo de reação do organismo são as dores de cabeça, as náuseas e vômitos, diarreias, fraqueza e sonolência, suor excessivo e até mesmo visão embaçada. Há casos em que o intoxicado sofre de dores abdominais e problemas respiratórios, além de espirros, tosses e olhos lacrimejados.

Em todos os casos, o mais recomendado é que se procure o atendimento médico especializado. Também é importante retirar a roupa que sujou com o produto químico, permanecer em local ventilado e, em situações de contato com a pele, lavar com água e sabão neutro. Medidas como induzir o vômito ou tomar algum tipo de medicamento por contra própria devem ser evitadas sob o risco de agravar ainda mais a intoxicação.

Por isso, evite fazer a chamada “dedetização caseira” recomendada em sites da internet ou mesmo receitas indicadas por amigos ou familiares. Existem empresas especializadas em dedetização residencial e empresarial, como a Desprag, que oferece serviços profissionais e segue todos os padrões técnicos de segurança para se evitar acidentes e transtornos. Na dúvida, contrate sempre uma empresa certificada para executar o serviço de dedetização.

 

Procurando por uma empresa de dedetização que atenda as suas expectativas? Entre em contato conosco agora mesmo e solicite uma visita técnica!


Mais Notícias

Conheça o perigo dos escorpiões no ambiente urbano

Os escorpiões são aracnídeos que podem representar um problema em áreas urbanas devido à sua capacidade de adaptação a diferentes ambientes e à busca por abrigo e alimento...

Quais as principais formas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti?

    A prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, é crucial para evitar a propagação da doença. Aqui estão algumas dicas para evitar a prolif...

A dedetização consciente e a responsabilidade das empresas

A dedetização consciente refere-se a abordagens e práticas de controle de pragas que são realizadas de maneira responsável, minimizando os impactos ambientais e &a...