A origem do esgoto e seu tratamento

A água é um recurso natural abundante na natureza, porém, a parte disponível para nós seres humanos, que não está em forma de gelo ou em água salgada, é bem pequena. Nós utilizamos a água de diversas formas no nosso dia a dia, seja para beber, lavar louça, lavar a casa, tomar banho, dar descarga no vaso sanitário e vários outros usos. Após ser eliminada, a água passa a ter um outro nome, passa a ser chamada de águas resíduais,servidas ou simplemente esgoto. Essas águas apresentam as suas características naturais alteradas por isso passam a ter esse nome.

A origem do esgoto pode ser, além de doméstica, comercial e industrial. Fontes difusas também dão origem ao esgoto, como por exemplo as águas da chuva que lavam as ruas e trazem óleos e outras substâncias consigo. O esgoto, se não recebe tratamento adequado, pode causar enormes prejuízos ao cofres públicos ao atentar contra a saúde pública por meio da transmissão de doenças de veiculação hídrica. A água servida pode ainda poluir rios e fontes, afetando os recursos hídricos, a fauna e a flora que dele dependem.

O esgoto residencial ou comercial pode ser armazenado em fossas ou levados para tratamento em uma ETE através de uma rede coletora pública. Na ETE é retirada a carga orgânica que permite que um corpo d'água receba o efluente tratado sem um maior impacto às suas águas. No caso das fossas, se ela for séptica, o esgoto é coletado por uma primeira câmara impermeabilizada e uma parte já tratada passa a outra câmara chamada sumidouro, que infiltra a água no solo com uma carga orgânica menor e com impacto reduzido ao lençol freático.

Periodicamente o sistema de fossa precisa ser limpo para evitar perda de eficiência ou mesmo transbordamento. A inspeção se faz necessária e ao menor sinal de que a fossa está próxima de transbordar é necessário contratar os serviços de um caminhão limpa fossa, que irá limpar tanto a fossa quanto o sumidouro, retirando a parte líquida e a sólida do sistema.

A Desprag possui o serviço de limpeza de fossa e utiliza equipamentos modernos e com manutenção em dia para realizar a limpeza de sua fossa. Entre em contato conosco!


Mais Notícias

Além do Aedes aegypti, existe outro mosquito que transmite a dengue?

Quando se fala em dengue, logo se pensa no mosquito Aedes aegypit, o principal transmissor da dengue. Mas sabia que além do Aedes aegypti, existe um outro mosquito que também é vetor da doença? Ele &...

Os perigos das aranhas peçonhentas no ambiente urbano

As aranhas venenosas no ambiente urbano representam um risco potencial para a saúde humana, especialmente se forem aranhas peçonhentas, que possuem veneno capaz de causar danos significativos.

Aranhas pe...

Conheça o perigo dos escorpiões no ambiente urbano

Os escorpiões são aracnídeos que podem representar um problema em áreas urbanas devido à sua capacidade de adaptação a diferentes ambientes e à busca por abrigo e alimento...